Diesel e seu diagnóstico

Focker usado

Há um tipo de situação muito comum que ocorre quando tentamos ligar a lancha e nada dele responder. Tentamos mais vezes e nada de ligar. De repente lembramos que não foram feitas as revisões adequadas. A maioria dos problemas ocorre justamente por falta de manutenção preventiva e verificação de peças.

Especialistas em combustíveis de embarcações relatam que existem quatro aspectos importantes dos motores movidos a diesel, lubrificação, refrigeração, eletricidade e combustível.

A lubrificação é o primeiro componente para que o motor fique tinindo. O óleo não somente reduz o atrito como também é o maior responsável pela manutenção da temperatura dos pistões e dos cilindros, atuando também como protetor. O período de troca de óleo ideal é no outono, pois o óleo fica mais ácido e corrói o interior do motor durante os meses sem uso.

A refrigeração é feita através de um sistema de água doce em um circuito fechado dentro do motor que faz com que a água e seus aditivos circulem entre os componentes quentes.

A eletricidade deve ser igualmente inspecionada através de seus fusíveis. Cheque as conexões e os interruptores de pressão do óleo, o medidor de temperatura da água e da chave geral das baterias.

Com relação ao combustível, é importante saber sangrar o motor caso entre ar no sistema de alimentação. Além disso, o tanque deve estar sempre cheio para evitar o crescimento microbiano.